Criatividade: Como desenvolver a criatividade na advocacia
- Michele Luana Roseno
- 23 de dez. de 2022
- 6 min de leitura
Se você quer ter a capacidade de ser criativo na advocacia e de produzir a ideia certa na hora certa, de ser criativo nos momentos que precisão da sua estratégia rápida para encontrar soluções para impactar o seu cliente, você precisa dar início ao processo de ser criativo agora! faça isso muito antes de sequer precisar de ideias para ser criativo.
A criatividade e uma construção dia a dia após dia.!
Definição
Se você procurar no dicionário o significado de criatividade será!
Substantivo feminino qualidade da pessoa criativa, de quem tem capacidade, inteligência e talento para criar, inventar ou fazer inovações na área em que atua; originalidade. Essa capacidade de inventar, de criar, de compor a partir da imaginação.
Aí você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a advocacia, e o porquê ser criativo na advocacia é importante e como isso vai impactá-la.
Como já podemos observar no seu significado já percebemos que a criatividade sendo usada de forma inteligente, intuitiva, estratégica vai te ajudar a encontrar soluções criativas para você sair da mesmice e impactar o seu cliente.
A seguir vou falar como desenvolver a sua criatividade para que você possa ser criativo e assim impactar a sua advocacia!
01 - A criatividade e algo que se desenvolve
Muitas das vezes o que impede a pessoa de desenvolver a sua criatividade e criar rótulos como, de que ele não é criativo ou que não vai conseguir desenvolver a sua criatividade, é isso paralisa a pessoa e ela simplesmente não age não procura melhorar ou simplesmente deixa para lá.
Quando falamos de criatividade podemos compará-la com a defesa pessoal, na defesa pessoal para que você possa se defender no momento que é necessário você precisa estar preparado muito tempo atrás, ou seja é preciso praticar as aulas regularmente aprende os golpes certos até para saber quais devem ser usados em determinado momento porque cada situação requer uma linha de raciocínio e agilidade e estratégia.
Falar sobre defesa pessoal para fazer você pensar como desenvolver a sua criatividade, foi uma forma criativa que encontrei para falar com você sobre o assunto, você não nasce sabendo defesa pessoal, assim como a criatividade para alguns também não, mas assim como nas aulas de defesa pessoal você também passa por processo de desenvolvimento em que cada faixa alcançada precisa de um processo para você então mudar de faixa é dar um próximo passo na jornada.
Com a criatividade não é diferente, criatividade e uma habilidade que se desenvolve não é um dom, mas com prática se fortalece, mas para isso precisamos ser disciplinados para realizar o que precisa ser feito com regularidade, com consistência, ter a dedicação para pagar o peço necessário do comprometimento.
Assim como no Kung Fu envolve ter um foco claro é preciso, para você desenvolver uma habilidade não é diferente, portanto, se você deseja desenvolver a sua criatividade para construir uma advocacia impactante, tenha foco claro é preciso é pratique.
02 - Seja original
Fique atento ao que você estar consumindo os assuntos, as ideais, pessoas, quando você pega uma alguém como inspiração, tenha isso como referência mais não vire dublê. Não queira tudo pronto, se preocupe em sentar e fazer, se preocupe em ver você naquilo que você faz.
Um exemplo quando eu foi fazer um curso de precificação e proposta de horários fiz com uma profissional que admiro muito, ela gentilmente disponibilizou o modelo dela na aula que era lindo, mas ao assistir a aula eu pensei, como o dela era lindo, e era possível ver as peculiaridades dela ale , mas quando eu foi ver o meu que já havia feito ,pensei o meu também e muito bacana porque eu consigo me ver ali, ver as minhas peculiaridades, é e isso que eu quero que o meu cliente veja , que ele abra a minha proposta o meu contrato de horários e que eu consiga continuar me comunicando com ele até nesse momento porque tem elementos meu e do meu escritório ali presente.
O pegar tudo pronto deve ser usado como fonte de inspiração como uma direção, mas já mais o pegar e simplesmente copiar, faça a sua parte pense no seu escritório, pense em você e faça do seu jeito e use esse momento já como uma forma de começar a desenvolver a sua criatividade.
Seja segurado das suas ideias as vezes fica muito nisso de querer pegar tudo pronto pode lhe trazer a sensação de que você não é criativo e que não irá conseguir avançar nesse aspecto, é assim trazer a sensação de que o que as pessoas fazem e sempre mais bacana e criativo.
Ser original e não é ter medo ou receio de trazer a sua identidade para as coisas que você faz.
Quem mais vai conseguir criar, montar um contrato de honorários do seu escritório a não ser você, decidir a sua logo, a sua paleta de cores, fazer o seu blog, as suas artes, desenvolver os assuntos que você vai estar falando nos seus vídeos, a sua tipografia, se conheça tenha clareza do que você quer. Faça você pare para fazer, decidir pequenas coisas já é uma forma, um caminho para desenvolver a sua criatividade.
A originalidade só é visível quando abandonamos alguns padrões, quando saímos do comum, quando deixamos os padrões convencionais.
03 - Como ser criativo
Como diz a professora de etiqueta Sara Jane Ho, a etiqueta tem a ver com respeito e consideração pelos outros.
Trazendo essa bela frase da professora de etiqueta Sara Jane Ho, podemos fazer essa reflexão para o assunto aqui tratado, quando como profissionais temos a preocupação em evoluir estamos mostrando aos nossos clientes o respeito e consideração que temos por ele, quando temos a preocupação de entregar um excelente trabalho com a intenção de impactá-lo, nada mais é que respeito e consideração pela confiança depositada em você.
04 - Refinar as habilidades
Fique atendo a tudo o que você estar consumindo, em uma época em que tudo e tão acessível e cheio de informações, com tanto de dicas e fórmulas, temos que estar atendo aos nossos olhos e o que nosso cérebro consumi, isso envolve filmes, sites, blogs etc.
Estar atendo ao que você consume, isso com certeza é importante para você ser criativo, já que tudo o que consumimos passa a fazer parte das nossas vidas e quando vamos fazer algo isso reflete nas nossas escolhas, exemplo fazer um site com certeza as informações que você consumiu irá te servir como parâmetro para as suas criações ou tomadas de decisões porque mesmo que inconsciente somos influenciados pelas coisas que consumimos.
Então fique mais atento e seja responsável pelas informações que você estar consumindo, fique sempre atendo para o seu negócio e para o que você consume.
Seja atento com as inovações tenha sempre um olhar de que sempre se pode subir ao próximo nível, compreender o que estar acontecendo e criar soluções, sempre atento de como se pode melhorar.
Ser atento de como estou olhando para cada cliente as suas necessidades, como os atendimentos serão feitos, e assim ir pensando em estratégias criativas de como fazer as coisas acontecer.
A ideia e sempre pensar como que a criatividade pode impactar a sua advocacia de acordo com o seu modelo de negócio, de acordo com o que você estar disposto a oferecer de entrega ao cliente, e qual o tipo de cliente que você deseja servi e ter no seu escritório.
Assim como arco e flecha e preciso executar certos passos antes de atirar.
04 - Desenvolva habilidades complementares
Comments